A UNIVERTI - Universidade Aberta da Terceira Idade é uma organização não-governamental cultural, sem fins lucrativos, que desenvolve atividades didaticopedagógicas e socioculturais, agrupando pessoas idosas em programa de educação continuada.

 

O conceito da UNIVERTI, idealizado por Dr. Waldenir de Bragança, foi tema de sua monografia de conclusão de curso na Escola Superior de Guerra / Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, em 1991. O trabalho foi mais tarde atualizado e publicado em forma de livro – “Terceiridade – Análise da Situação do Idoso no Brasil – Universidade Aberta da Terceira Idade, uma proposta de equacionamento” (1995).

 

A UNIVERTI foi instalada solenemente em 15 de abril de 1993, em Assembleia congregando pioneiros da defesa do direito de viver com dignidade todas as etapas da existência, realizada na Casa do Médico Fluminense, por grupo liderado pelos médicos Dr. Waldenir de Bragança e Dr. Carlos Tortelly Rodrigues da Costa, com a colaboração de: Dr. José Hermínio Guasti, então Presidente da Academia Fluminense de Medicina; Dr. José Raymundo Martins Romeo, então Reitor da UFF; Profa. Carlota Schwartz; Sra. Cacilda Sarzedas, Presidente do CTIN / Clube da Terceira Idade de Niterói; Assistentes Sociais Violeta Saldanha da Gama e Aymea Moura; Professor Ricardo Coe Neto; Escritor Armando Vaz, entre outros.

 

Estavam presentes na ocasião o Arcebispo Metropolitano D. José Gonçalves, o Governador do Rotary José França Conti e o Presidente do Rotary Club Niterói-Norte José Carlos Rabello.

 

Funcionando em espaço cedido pela Faculdade de Direito da UFF (Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá), graças ao apoio do então Reitor José Raymundo Martins Romêo e dos diretores da Faculdade, a UNIVERTI realiza algumas de suas atividades também em salas do Instituto Ortobio (Rua Miguel de Frias, 40 / 5º Andar, Icaraí).

 

A UNIVERTI não recebe qualquer subvenção ou auxílio governamental, sendo mantida com a colaboração dos alunos para as despesas básicas, e contando com a compreensão de professores e auxiliares em trabalho voluntário.

 

Além das aulas gerais às segundas-feiras, com palestrantes convidados e abrangendo variados temas, a UNIVERTI oferece diversos cursos ou oficinas de atividades, como: Biodança; Canto Coral; Ensaios Memória / Viva; Português; Espanhol; Francês; Inglês; Italiano; Literatura; Oficina do Corpo; Teatro; e Yoga – além de atividades socioculturais e de lazer (visitas culturais, passeios, festas de confraternização) e de Valorização da Cidadania na Terceira Idade.

 

A UNIVERTI produziu publicações, com orientação das Oficinas de Literatura, Português, Prosa e Verso e outras que compõem sua estrutura metodológica: “Ressurgindo em Prosa e Verso”, “Contadeiras de Histórias”, “Contadores de Histórias”, “Pepitas de Ouro” e “80 Anos Semeando o Bem”. Promoveu dois Concursos de Trovas, o 1º, em 2008, homenageando o Dr. Carlos Tortelly Costa e o 2º, em 2012, em louvor à Profa. Violeta Campofiorito Saldanha da Gama. Já foram ministrados 39 períodos letivos, com entrega de certificados, e editados mais de 160 boletins mensais, contendo produção dos alunos, notícias, informações úteis (saúde, lazer, bem estar social).

 

Inscrita sob o CNPJ 39.543.780/0001-51, a UNIVERTI foi reconhecida de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 2.816, de 31 de outubro de 1997 (atualizada em 31/10/06).

Quem somos

Presidente:

Waldenir de Bragança

 

Vice-Presidente:

Roberto Gonçalves

 

Secretária:

Dulce Rocha Mattos

 

Tesoureira Geral:

Aurenita Martins Caldas

1ª Tesoureira:

Mirtes Henriques Pessanha

 

Diretora Sociocultural:

Zeneida Apolônio Seixas

DIRETORIA
  • w-facebook

© 2016 por UNIVERTI. Orgulhosamente criado por Cleide Villela

Rua Presidente Pedreira, 62, Ingá, Niterói (Faculdade de Direito UFF)

Site:

univerti.org.br